Queda de Cabelos – Saiba como tratar o problema
Cabelos caírem é normal. Mas quanto? Saiba mais sobre a queda de cabelos, seus principais motivos e tratamentos.
Segundo os especialistas, aqueda de cabelos acontece diariamente, em homens e mulheres, e é normal cair, em média, de 80 a 150 fios por dia.
“As mulheres de cabelos crespos ou encaracolados – que não penteiam os fios diariamente, mas apenas quando lavam – devem lembrar ainda que, no dia da lavagem, o volume que cai acaba sendo maior, pois é no ato de pentear que percebemos a queda dos fios”, explica a dermatologista Karin Helmer, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (PR).
De acordo com Murilo Drummond, dermatologista e professor titular do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas (RJ), é necessário se preocupar com a queda de cabelos apenas se notar que os fios estãomenos densos e muito quebradiços. Neste caso, procure orientação médica.
Principais causas da queda de cabelos
Estresse: a perda de um ente querido, problemas de relacionamento ou complicações no trabalho podem ser o motivo de seus cabelos estarem caindo tanto…
Problemas de saúde: às vezes, a queda de cabelos está relacionada a problemas de saúde, como anemia, deficiência de ferro no organismo, alteração na tireóide etc. Para ficar mais tranquila e tratar corretamente o problema, consulte sempre o seu médico.
Gestação: de acordo com dermatologista Karin Helmer, a gravidez também pode fazer os cabelos caírem em maior quantidade e com mais frequência.
Escovas progressivas: mesmo as que não contêm formol podem ocasionar queda de cabelos. Segundo o dermatologista Murilo Drummond, os fios ficam ‘apodrecendo’ dentro de uma camada de produto e, por isso, pode quebrar. Segundo ele, alisamentos à base de guarnidina e tioglicolato são menos nocivos aos cabelos, mas também o são.
Tratamentos para queda de cabelos
Para tratar a queda de cabelos não há uma “receita” específica. Segundo Karin, se os cabelos estiveram caindo por motivos de saúde, deve-se realizar um tratamento determinado para o problema, como reposição de ferro no caso de anemias.
Já se a causa for estresse ou pós-gravidez, geralmente algunscomplexos vitamínicos ou loções capilares antiqueda são boas soluções. “Os xampus comerciais têm pouco efeito, pois a ação dos componentes antiqueda é muito curta e o enxágue já retira os ativos”, afirma a dermatologista.
Outras dicas para evitar a queda são:
– Evitar excesso de secador quente, que deixa os cabelos mais quebradiços;
– Manter uma alimentação balanceada, apostando em alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, feijão e vegetais de cor verde escura (brócolis, espinafre, couve etc.); e
– Hidratar os fios com filtro solar antes de se expor ao sol.
Calvície feminina
A calvície feminina é um problema hereditário. Diferente dos homens, as mulheres não costumam ter entradas. “Nesses casos, a densidade dos cabelos fica mínima, principalmente em uma área logo atrás do final da testa”, explica Drummond.
Segundo o médico, existem alguns tratamentos eficazes, tanto tópicos – que causam uma melhor irrigação dos folículos ou bloqueiam enzimas que agravam a doença – como também orais, desde os chamados nutricosméticos até o uso de hormônios em casos individuais. Esses tratamentos não curam, mas controlam razoavelmente a situação.
“Loções capilares à base de minoxidil e medicamentos via oral à base de espironolactona ou outrosantiandrógenos também costumam ser eficazes”, afirma Karin Helmer.