Osteoporose: previna esse mal que atinge principalmente as mulheres

Osteoporose: previna esse mal que atinge principalmente as mulheres

A osteoporose atinge cerca de quatro mulheres para um homem. E você sabe o motivo? A menopausa!

De acordo com Rogério Vidal de Lima, membro da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SP), o balanço hormonal que a menopausa proporciona consome mais cálcio do organismo da mulher, ocasionando a falta do nutriente no corpo. “Se não tratada, a doença pode causar fraturas (principalmente da coluna e do fêmur)”, alerta.

Atualmente 3 milhões de brasileiras acima dos 50 anos já sofreram fraturas vertebrais.

 

Mas, o que é a osteoporose?
Rogério Naim Sawaia, ortopedista da Beneficência Portuguesa (SP), explica que a osteoporose é uma doença metabólica . “Ter o histórico de osteoporose na família pode influenciar, mas não é o fator decisivo para o desenvolvimento da doença. Ou seja, qualquer um está sujeito a desenvolver o mal”, explica.

A doença ocorre devido à alteração no metabolismo do cálcio, provocando um balanço negativo entre a absorção e metabolização do nutriente, podendo causar o enfraquecimento e até a deterioração dos ossos.

Quem fuma, consome álcool, é sedentária ou está com o peso abaixo da média também pode estar mais propensa a desenvolver a osteoporose. Isso porque estes são hábitos que prejudicam a produção de cálcio no organismo. Por isso, é preciso iniciar um programa de exercícios físicos que ajude a fortalecer os ossos, além de manter uma alimentação balanceada.

Riscos da osteoporose e cura para a doença
Alex Leite, endocrinologista do Hospital São Luís (SP) explica que os maiores problemas da osteoporose são os riscos de fraturas. “A morbimortalidade (morte ocasionada por fatores externos, como acidentes) da osteoporose é elevada, pois quem sofre uma fratura pode perder sua incapacidade física de se movimentar, sofrer com risco de infecção hospitalar ou até mesmo embolia pulmonar”, alerta.

Os especialistas explicam que a cura para a osteoporose até existe e pode ser obtida à base de injeções, reposição hormonal, vitaminas e exercícios físicos. Mas as chances de recuperação definitiva são baixas.

O que é possível fazer é amenizar, ou evitar que a doença apareça precocemente, já que
a osteoporose pode aparecer em jovens de 20 anos. “O mal pode ser evitado por meio da alimentação saudável e balanceada – incluindo a ingestão de vitamina D (presente no leite, nos ovos e no iogurte). A prática de exercícios físicos também ajuda na prevenção da doença”, explica Sawaia.