Depilação com cera – 7 cuidados para não manchar a pele

Depilação com cera – 7 cuidados para não manchar a pele

Especialista enumera sete regras básicas para evitar manchas e descamação da pele antes ou depois da depilação.

Com a chegada do calor e a correria do dia-a-dia, é muito comum ver mulheres fazendo depilações no mesmo dia ou até mesmo momentos antes de irem à praia ou à piscina para aproveitar o sol. Mal sabem elas que esta falta de cuidado pode custar caro e comprometer o verão inteiro com manchas indesejáveis na pele. Além disso, existem uma série de outras práticas comuns antes e depois de realizar uma depilação que podem trazer sérios danos à pele e que muitas vezes são ignoradas, tanto por pessoas que costumam fazer depilação constantemente, quanto por profissionais da área de beleza que deixam de orientar suas clientes.

48 horas sem sol – Tomar sol antes e depois da depilação pode trazer vários problemas. A exposição aos raios solares 24 horas antes da depilação pode fazer com que a cera, ao entrar em contato com a pele, que está mais sensível, se torne um agressor, causando manchas ou até mesmo queimaduras. Tomar sol menos de 24 horas após ter feito depilação também causa manchas. A recomendação é passer protetor solar logo após a depilação, mesmo em dias de chuva.

Para não desbotar – Depois de pegar uma cor, já com a pele bem bronzeada, fazer depilação pode causar uma diferença de tonalidade na pele, acelerando a descamação.

Bronzeadores artificiais e depilação não combinam – Caso esteja utilizando bronzeadores artificiais, não depile, pois a depilação retira a camada superficial da pele e, provavelmente, vai retirar a coloração artificial causando manchas.

Descoloriu? Não depile! – Não é recomendável fazer depilação em partes do corpo onde os pêlos foram descoloridos. Ao retirar a cera, os pêlos podem quebrar e os resultados não serão satisfatórios.

Tratamentos de pele devem ser suspensos – Qualquer tratamento de pele à base de ácidos deve ser suspenso no mínimo 7 dias antes da depilação. Mesmo que o tratamento seja por meio de medicamentos via oral para descamação da pele, a depilação é desaconselhada.

Depois da depilação, nada de sauna – Altas temperaturas e vapor devem ser evitados logo após a depilação para não manchar a pele. Tanto a sauna seca como a sauna úmida são proibidas, assim como limpezas de pele que utilizam o vapor para abrir os poros.

Produtos proibidos – Após a depilação, nem pense em usar colônias ou outros produtos de beleza que possuam álcool em suas fórmulas para não irritar a pele e causar manchas. Evite também o uso de anti-transpirantes que não deixam a pele respirar.