Quer alongar os cabelos? Veja técnicas, cuidados especiais e manutenção
Muito já se falou sobre os cabelos das atrizes Giovanna Antonelli e Nanda Costa, de “Salve Jorge”. No entanto, você talvez ainda não saiba que o principal segredo de beleza dessas madeixas está na extensão capilar utilizada por elas para compor suas personagens. A técnica de alongamento de fios está presente em três dos cinco cabelos mais pedidos na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) e promete ser a sensação deste verão.
Alongamento de Queratina – o mais utilizado pelas famosas
Para a cabelereira Cida, o método ideal é aquele em que uma cola à base de queratina fixa os fios. “Ele é geralmente feito com cabelos naturais e pode ser arranjado com mechas finas, grossas e até coloridas”, diz ela, que defende a naturalidade do resultado. “O efeito é bem natural e você nem percebe que a pessoa está com uma extensão”.
Uma das praticidades é poder utilizar os cabelos soltos e também fazer alguns penteados sem complicação extra. “A técnica permite rabo de cavalo, coque e tantas outras arrumações, uso de sprays, xampus, cremes, máscaras de hidratação, óleos, além de coloração”, conta a profissional. Ela frisa, que os cabelos precisam de carinho e tratamento. “É importante que os fios fiquem sempre impecáveis. Escovar o cabelo duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com escova de cerdas macias é um excelente cuidado”.
A atriz Bruna Marquezine, que também integra o elenco de “Salve Jorge”, foi outra que aderiu à extensão
Megahair de Tela – indicado para quem deseja alongar, dar volume e movimento
É um método extremamente versátil, capaz de suprir diferentes necessidades. Conta com uma costura feita junto ao cabelo natural da cliente permite um procedimento rápido e confortável, seguido de manutenções práticas. Outro ponto positivo do acessório é que, com o manuseio e manutenção adequada, a extensão tem uma durabilidade estendida, de aproximadamente três meses, pois os cabelos não caem.
A desvantagem, no entanto, está relacionada ao excesso de fios que com põem o aplique em que são costurados e que pode acabar proporcionando a quebra de alguns fios. “A umidade também pode aparecer, uma vez que sua costura é feita com o próprio cabelo junto ao couro cabeludo. A recomendação para se evitar fungos é secar corretamente os fios”, explica o hairstylist Guilhermo Jorge.
Tela TicTac – excelente pedida para mulher que deseja praticidade
Trata-se do mesmo megahair de tela, porém é adaptado a um sistema de presilhas que se fixa aos fios da pessoa. “É uma técnica que até mesmo a cliente pode fazer em casa. São tiras de cabelo colocadas em uma presilha. Você separa as mechas em linhas horizontais e verticais e encaixa no próprio fio”, explica a cabelereira Cida. O método é ideal para quem não quer ficar com nada fixo na cabeça e uma ótima saída para festas e ocasiões especiais. É bem prático.
Nó Italiano – muito usado em cabelos afros
Com ele, você faz voltas com elástico na junção das mechas soltas com o cabelo. Diferente das demais extensões, esse método cria um volume próximo à raiz, podendo também ser usado com mechas artificiais – desde que a pessoa não queira alisar ou usar secador. A única desvantagem dele, dizem os especialistas, é de não ultrapassar a época de manutenção, que são de três meses. Caso contrário, há o perigo de gerar fungos.
Como evitar fungo?
Os especialistas contam que não há muito segredo para o problema, no entanto, a atenção é fundamental. O importante é fazer a manutenção rigorosa de três em três meses. Ela consiste em tirar o alongamento, cortar a ponta da cola, fazer a cola novamente e colocar no topo da cabeça. Esse trabalho evita o surgimento de fungos causados pela umidade dos fios.
Fonte: daquidali