Tirar cutícula toda semana…certo ou errado?
O hábito de usar o alicate e remover toda aquela pele fininha que insiste em crescer ao redor das unhas e incomodar na hora de aplicar o esmalte é uma questão que gera dúvida entre as mulheres.
As cutículas têm a função de aderir às unhas e servir de proteção contra bactérias causadoras de doenças. Por isso não é aconselhável retirá-las sempre. Além disso durante a retirada sua pele pode sangrar e você pode ficar exposta a várias doenças como hepatite B por exemplo, já que em muitos casos , as manicures não são tão cuidadosas com seus aparelhos como deveriam. Ao remover as cutículas, a pele fica exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus que podem causar micoses, infecções e até danos no crescimento da unhas.
Para ficar no meio termo e se você tem muita cutícula que não há como fazer a unha sem tira-las a dica é remover somente os excessos e empurrar o restante com uma espátula.
E se você quer deixar suas cutículas intactas saiba que a saída é hidratação. Se elas estiverem secas, não há esmalte que consiga deixar as unhas bonitas. Para solucionar este problema, existem diversos produtos para cutículas. A maioria deles tem propriedades nutritivas que tratam a pele, hidratam e amaciam as cutículas.
Vamos tentar?
fonte: todavoce.com.br