Inverno: o grande vilão dos cabelos
No período do inverno, os cabelos sofrem com esta estação o que pode ocasionar vários problemas na saúde dos fios. Isso porque o óleo natural do couro cabeludo que protege e lubrifica os fios são retirados por conta do tempo frio. É comum que as pessoas durante este período prefiram tomar banhos longos e bem quentes, isso acaba prejudicando ainda mais. “A água quente danifica os fios, resseca o cabelo e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, o que pode deixá-lo com aspecto de sujo e sem brilho. O cabelo é especialmente maltratado por causa da combinação água quente e secador”, explica a Terapeuta Capilar da Clínica Alto Stima, Sandra Assis Maia.
Algumas doenças costumam aparecer nesta época, a dermatite seborreica é umas delas. Tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. Ela se manifesta frequentemente no couro cabeludo e é caracterizada pela intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira).
De acordo com a especialista, a caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. “Ela causa uma coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações”, ressalta.
Para evitar danos aos cabelos no inverno, o melhor é hidratar com produtos adequados e lavar sempre com água morna. Dessa forma, você estará protegendo os cabelos de uma forma saudável. Outra medida a ser tomada para ajudar na nutrição dos fios é manter uma boa alimentação. “Uma alimentação ruim pode reduzir a reserva de ferro do organismo, contribuindo com a perda de micro e macro nutrientes. O fio é nutrido pelo couro cabeludo, e a alimentação é a manutenção direta para que o cabelo não resseque ou caia”, explica a Terapeuta Capilar.
Fonte: melhoramiga.com.br