Como Limpar Usando os Utensílios de Limpeza Certos

Como Limpar Usando os Utensílios de Limpeza Certos

Limpeza doméstica não é algo simples e nem prático. Dá trabalho mesmo. Mas há sempre um lado bom em tudo: sua casa fica cheirando bem, limpa e evita doenças e alergias. Tem algo melhor que a família saudável? Acho que não, não é mesmo? Os contras é que demora muito para ter a casa brilhando como o ideal.

Para ajudar na rotina de limpeza no dia a dia, há uma série de itens de limpeza em supermercados que podem tornar a tarefa mais rápida e fácil. O investimento nem sempre é alto e há sempre um ótimo custo benefício: casa limpa por menos tempo. Para saber os mais indicados para qualquer casa, confira nossas dicas a seguir para te orientar na sua próxima ida ao supermercado.

Luvas de Borracha
Com menos de 10 reais você terá unhas protegidas e mãos sempre lisinhas. Com o tempo, o sabonete de limpeza, por melhor que seja, danifica a sua mão e até se formam calosidades. O melhor, portanto, é proteger as unhas. No caso de alergias a certos produtos de limpeza, não haverá descamação ou queda e quebra de unhas. E suas esmaltações também vão durar mais!

Vassoura
Você precisa dela e até de várias delas dependendo de como é a sujeira na sua casa. O custo não é alto em investir em uma bela coleção, e você estará bem suprido para os diversos usos. Os modelos mais comuns são:
De pelos – mais leves e com as cerdas mais macias, são mais indicadas para revestimentos finos e facilmente arranháveis, como porcelanato, cerâmica e madeira. São ótimas para remover sujeiras pequenas como poeira e pequenos cacos de vidro.
Cerdas de aço – são mais indicadas para lavagem pesada, mais resistentes e arranham bastante, por isso devem ser usadas em quintais e outros espaços com piso mais rústico, como cimento, por exemplo. Deixam passar sujeiras mais finas, por isso não servem para varrer o interior da casa, mas podem ser usadas sem problema. Por serem duras, removem os grandes pedaços de vidro sem problema e até metralhas!
Do tipo espanador – é uma vassoura, mas pode ser chamada de espanador porque parece bastante. Costuma ser usada no teto, mas é bem indicada também para os locais mais difíceis de varrer e onde a sujeira se acumula tanto que podem se formar teias de aranha. Possem cabos mais longos, por isso são ótimas para locais mais altos.


Não dá para sacudir a sujeira para baixo dos móveis sempre, não é? Eventualmente você vai fazer isso, mas sempre não rola. O melhor, portanto, é investir em uma boa pá para remover a sujeira e colocá-la em seu devido lugar. Mas para garantir o seu conforto, escolha os modelos com cabos maiores e mais resistentes. A menos que seja um plástico mais durinho mesmo, o melhor é optar por modelos de ferro na ponta e com cabos resistentes. Uma pá que vá ao menos até seu joelho é a altura ideal.
Uma dica: tenha mais de um modelo. Os menores são ótimos para pequenas sujeiras, as de plásticos rente ao chão são melhores para apanhar restos de vidro e as mais resistentes para sujeira mais pesada, como folhas do quintal.

Rodo
Muita gente limpa a sujeira restante com um pano úmido e os pés mesmo, mas não a forma mais confortável e nem a mais prática. O rodo, seja do simples ou o mais chique, é mais bacana para usar com pano úmido e desinfetante, deixando um aroma bem agradável na sua casa. O valor é bem em conta em se tratando em investimento, sendo ótimo para usar na sua rotina de limpeza.
Para tornar a sua tarefa diária ainda mais prática, ainda há os rodos inteligentes. No próprio cabo você pode torcer, umedecer e assim tratar manchas recentes sem precisar se quer tocar no item, não sujando as mãos. Cabos reguláveis deixam ainda seu trabalho mais fácil para passar o item embaixo de camas e outros móveis mais rente ao piso e com pouco espaço para manobras na casa.

Baldes: não podem faltar!
Balde é um daqueles acessórios que você pensa que não precisa, mas volta e meia procura um e faz falta quando não tem. Invista nos mais duros, boas marcas e com alças de metal, melhor para carregar e mais resistentes. Baldes leves demais, mesmo grandes, não costumam suportar a armazenagem de peso e podem romper enquanto você os usa.
Uma dica de higiene: baldes para alimentos são próprios para isso. Os de roupa não devem ser usados na limpeza da casa e sempre separe uns para lavagem no dia a dia. Cada balde para o seu uso, ou eles podem levar bactérias para sua roupa íntima, por exemplo, e causar doenças diversas.

Bacias
São ótimas para deixar roupas de molho. As pequenas podem servir de auxiliar para lavar paredes mais altas quando você estiver em cima da casa, bem como ajudar nos pequenos ajustes de limpeza em cerâmica de parede e limpar calhas. São uteis para tudo mesmo, por isso vale investir em diversos modelos e tamanhos.

Panos de chão e flanelas: tem que ter
Pano de chão é para enxugar piso lavado, remover o restinho de sujeira e te salvar em acidentes, como uma garrafa de água derramada e copos. Você também evita de sua casa se sujar e terá que usar um paninho para enxugar a água dos usuários do banheiro. O item é mesmo multi uso, não?
Já as flanelas são para uso em vidros, espelhos e em seus móveis. O bacana é não usar muito tais panos: começou a ficar caspento, descarte, ou vai arranhar seus móveis. Também lave sempre para ter panos limpos e não sujar mais do que limpar. Como alternativa para toalha, uma dica é usar papel toalha, barato e bem funcional.

Escovas e Esponjas
Nada de limpar com as mãos o grosso: escova em tudo! É barata, funcional e pode ser usada por meses. Para pias, vasos e tanques, escove!

 

Fonte: culturamix.com