Novos tratamentos para pele madura

Novos tratamentos para pele madura

Com o avanço da tecnologia dos tratamentos estéticos, manter a pele lisa e bem tratada depois dos 45 não é impossível. Ainda não existem fórmulas mágicas que devolvem o rosto que você tinha aos 20 anos, mas técnicas recentes, com laser – como o CO2 superpulsado, que atinge camadas profundas – e cosméticos que ativam a produção de colágeno, permitem melhorar a firmeza da pele, resgatar o volume e amenizar as rugas.

Além dos benefícios mais visíveis, a fase pós-aplicação ficou mais light, com recuperação rápida e menos desconforto. A seguir, conheça as apostas quentes contra o envelhecimento para chegar aos 54 com a pele de Christiane Torloni.

Firmeza a jato

O laser microfracionado de CO2 superpulsado (AcuPulse) aumenta a firmeza e suaviza os sulcos. O aparelho desembarcou no Brasil há cerca de dez meses com a promessa de desbancar as outras versões do CO2, que também induzem à formação de colágeno, só que agredindo mais o rosto.

Os destaques do novo laser são os disparos mais rápidos e o fato de eles não destruírem toda a pele, o que diminui a dor e acelera a recuperação das células, dando lugar a outras novinhas. “Como o equipamento permite ao médico definir desde a profundidade do laser até o diâmetro, o formato e a distância entre os feixes de luz, é possível atingir as camadas mais profundas e as superficiais na mesma sessão”, explica a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha (RS).

A aplicação exige anestésico tópico e oral, além de um aparelho para resfriar a pele durante o procedimento. Os disparos podem ser feitos no rosto todo, inclusive nas pálpebras inferiores e no contorno dos lábios para minimizar rugas finas.

“Quando termina, é comum sentir ardor por até duas horas e apresentar vermelhidão e inchaço por dois a três dias. Se, com a versão antiga, havia a necessidade de se ausentar do trabalho por duas semanas, com o superpulsado dá para retornar em quatro dias, desde que use maquiagem”, conta a médica. Custo: 1,2 mil reais por sessão, sendo que são indicadas entre três e cinco, uma a cada 30 dias.

Cada vez mais jovem

Contorno nítido

O bom e conhecido preenchimento com ácido hialurônico ganhou reforço do dextranômero, substância igualmente compatível com a pele, para recuperar o volume e o contorno do rosto. Juntos, eles estimulam a produção de colágeno e ocupam espaço para compensar a perda natural de gordura decorrente da idade. Com isso, melhoram a firmeza cutânea, o que reflete no contorno facial.

“Essa combinação ainda faz com que o ácido demore mais para ser absorvido pelo organismo, em torno de dois anos, sendo que a versão tradicional dura no máximo um ano e meio”, explica a dermatologista Karin Helmer, de Curitiba. Comercializado como ReDexis Ultra, é injetado com anestésico tópico entre a camada de gordura e o osso.

Em média, são necessárias três picadas por área, o que pode deixar o rosto inchado por até cinco dias. “O aumento no volume facial é imediato”, afirma a médica. Custo: Cerca de 2,5 mil reais para toda a face.

Rugas elétricas

A bioestimulação consegue amenizar rugas finas. Trata-se de uma tecnologia capaz de gerar corrente elétrica na pele e, com isso, estimular a produção de elastina e colágeno para aumentar a elasticidade e a sustentação do rosto, além de preencher as rugas de dentro para fora. “Encontrada em cremes e patches, imita a ação de uma bateria, sendo que no cosmético ela é reproduzida com a combinação de cargas positivas e negativas, como o zinco e o cobre. No caso do adesivo, é como uma bateria de relógio, só que feita de papel”, explica o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo.

O cosmético tem de ser aplicado diariamente no rosto todo, uma vez ao dia. Já o patch deve ser colado na região que se quer tratar por 20 minutos. Recomenda-se repetir o procedimento por três dias consecutivos, seguidos por intervalos de quatro dias, durante cinco semanas. Os resultados são notados a partir da segunda semana.

Sugestões Sublime Energy Noite, RoC, 294 reais; Sublime Energy Olhos, RoC, 170 reais; Power Paper, Biotec Dermocosméticos, 40 reais o par descartável.

Lisinha
Cada vez mais jovem

15 anos a menos

O peeling de fenol modificado rejuvenesce até 15 anos. A técnica continua agressiva, tanto que é indicada somente para quem tem alto grau de fotoenvelhecimento – leia-se rugas e sulcos profundos, flacidez em estágio avançado e manchas escuras. Porém, é bem mais suave do que o peeling de fenol tradicional, que, de tão forte, é feito em centro cirúrgico.

Segundo o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo, a diferença é que a versão modificada é formulada com um tipo de óleo que diminui significativamente a penetração do fenol na pele. “Desse modo, o desconforto é reduzido mais ou menos pela metade, assim como a vermelhidão, que dura 15 dias, e o procedimento pode ser feito em consultório”, completa o médico.

A sessão do fenol modificado exige anestésico tópico e oral, além de esparadrapo, que deve permanecer no rosto por dois dias. “Isso evita que a paciente fique cutucando e facilita na hora de remover a pele velha e necrosada. É indispensável usar filtro solar diariamente e aplicar vaselina por 15 dias para devolver a emoliência à pele”, conta Adilson Costa. Custo: Entre 5 mil e 8 mil reais por sessão, sendo que uma única é suficiente por pelo menos cinco anos.