10 cuidados para proteger a audição
A exposição constante aos sons altos causa diversos efeitos na saúde, entre eles dores de cabeça, estresse, insônia e até depressão. Veja o que evitar e como se prevenir.
O som está presente em todo lugar: nas buzinas dos carros presos no trânsito, nos fones de ouvido do MP3 ou IPod, nos carros com o som alto ligado, na balada e aquela barulheira infernal, nos festivais de bandas. As situações a que estamos expostos a uma barulheira são inúmeras. Tudo pode até passar despercebido por nossos olhos, mas os sons altos podem afetar nossa saúde e causar dores de cabeça, estresse, insônia, gastrite, úlcera e até depressão.
O nível seguro de som para a audição humana é de até 60 decibéis de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para você ter uma ideia, se você está num show de rock numa distância de 1 a 2 metros da caixa de som, estará exposto a 105-120db, acima do recomendado pela OMS. Ou você ouvindo seu MP3: saiba que ovolumenesses aparelhospode chegar a 100-110 decibéis.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), no Brasil cerca de 15 a 20 milhões de pessoas têm zumbido. Destes números, 15% sente algum incômodo e resolve procurar ajuda médica. A principal causa de zumbido é a perda de audição. Cerca de 30 a 35% das perdas ocorrem por causa da exposição a sons intensos. Quanto maior a intensidade, maior a chance de desenvolver a surdez ainda que a exposição seja por um período menor. Mas aí vem a preocupação: essa surdez relacionada à exposição a sons intensos é “cumulativa”, ou seja, uma vez interrompido o fator causador (que é a exposição ao ruído), a perda de audição para, mas não regride.
E essa perda auditiva não escolhe faixa etária, embora uma categoria de pessoas esteja mais vulnerável aos sons intensos: os motoristas de ônibus e as pessoas expostas constantemente aos barulhos da cidade. Quem garante é a fonoaudióloga da Clínica de Especialidades Integrada, Ana Paula Bautzer.
“Uma pesquisa realizada pela Unicamp nos revelou que 80% dos passageiros e condutores de veículos grandes, ônibus e caminhões sofrem com a perda de audição. Os números são alarmantes, sendo necessário agir para preservar o bem estar”, explica Ana que ainda faz um alerta: se você é daquelas que adora ouvir música no alto volume, é preciso tomar cuidado porque também é prejudicial à saúde.
Ao ouvir música com fones de ouvido, uma dica bacana é optar por fones de conchas porque distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição. Outro defeito, explica Ana Paula, é que as pessoas abusam das músicas altas para se proteger dos barulhos externos e isso pode causar perda auditiva induzida pelo ruído e isso pode ser progressivo principalmente em jovens porque abusam mais da tecnologia.
10 dicas para proteger sua audição
Os sons altos podem afetar nossa saúde e causar dores de cabeça, estresse, insônia, gastrite, úlcera e até depressão. Para você proteger a audição, veja as dicas da fonoaudióloga da Clínica de Especialidades Integrada, Ana Paula Bautzer.
Máximo de 60 decibéis
O volume dos aparelhos de MP3 e celulares com fones de ouvido não podem passar de 60 decibéis, intensidade recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Evite ouvir música alta por período prolongado
Evitar ficar muito tempo em ambientes fechados com música alta. Ouvir música alta durante um bom tempo pode prejudicar a membrana dos tímpanos.
Use protetores para os seus ouvidos
Se no seu trabalho você está exposto permanentemente a sons altos, use protetores auditivos sempre que for exposto a sons altos.
Fones de concha prejudicam menos a audição
Ao ouvir música com fones de ouvido, prefira aqueles fones de conchas (auriculares). Eles distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição.
Cuidado com o trânsito e barulho
Se possível, evite circular com as janelas dos carros abertas porque o trânsito e o barulho externo, como os famosos ′buzinaços′ no trânsito intenso, além de causar estresse, podem danificar os ouvidos.
Aparelhos eletrônicos nunca no volume máximo
Alguns tocadores de MP3 e outros aparelhos eletrônicos são tão potentes que, no volume máximo, podem chegar a 120db. Assim, podem prejudicar sua audição. Por isso, prefira utilizar sempre no volume médio ao ouvir suas músicas preferidas.
Fique atenta aos sintomas da perda de audição
Os sintomas da perda de audição são quase imperceptíveis. Por isso, fique atenta a quaisquer mudanças na capacidade auditiva e, na suspeita de perda de audição, visite um otorrinolaringologista o quanto antes.
Cuidado com a audição em shows e baladas
Evite ficar perto de caixas de som na balada ou em qualquer evento. Se você está num show numa distância de 1 a 2 metros da caixa de som, estará exposta a 105-120 decibéis, acima do recomendado pela OMS que é de 60db.
Não ligue os aparelhos de casa ao mesmo tempo
Não dê uma de Amélia e resolva ligar tudo ao mesmo tempo. Nada de ligar o rádio, a TV, máquina de lavar, liquidificador ou outros eletrônicos de uma só vez para tentar diminuir o barulho externo. Isso também pode ser prejudicial aos seus ouvidos.
Dê silêncio aos seus ouvidos
Uma dica preciosa é você ficar em silêncio, sempre que possível, após dias agitados para dar um descanso aos seus ouvidos.