Cirurgião plástico relaciona alguns cuidados que devem ser tomados antes da lipoaspiração

Cirurgião plástico relaciona alguns cuidados que devem ser tomados antes da lipoaspiração

Diante dos dois últimos fatos repercutidos na imprensa sobre a morte de duas jovens durante cirurgia de lipoaspiração, o Dr. Ricardo Cavalcanti, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira e Norte-Americana de Cirurgia Plástica, faz um alerta e relaciona alguns cuidados que devem ser tomados antes de se submeter a uma lipoaspiração.

De acordo com o Dr. Ricardo Cavalcanti é fundamental verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, além de escolher um local e confirmar se ele está autorizado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também é imprescindível que o paciente só se submeta a lipoaspiração com assepsia total.

A modelo e atriz Pamela Baris do Nascimento, 27 anos, faleceu após ter o fígado perfurado em uma lipoaspiração no dia 19/10, em São Paulo. Outro caso foi o da técnica de enfermagem, Luana Borges, de 25 anos, que também não resistiu e faleceu durante a cirurgia de lipoaspiração, no Espírito Santo, no último dia 12/11. 

O Dr. Ricardo Cavalcanti explica que este caso pode estar relacionado com embolia pulmonar, que é uma condição decorrente de alguns fatores como tempo cirúrgico longo, propensão, varizes, uso de anticoncepcionais e fumo. Os fatores podem ser isolados ou em conjunto, portanto, é fundamental que o médico oriente o paciente quanto a esses fatores.

O Dr. Ricardo Cavalcanti é Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Santa Casa de Misericórdia e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. O médico é ainda autor de seis livros e de sete capítulos, em livros técnicos, sobre cirurgia plástica e diretor médico da clínica Vitée (RJ).

Fonte: mundomulher