Cirurgião plástico relaciona alguns cuidados que devem ser tomados antes da lipoaspiração
Diante dos dois últimos fatos repercutidos na imprensa sobre a morte de duas jovens durante cirurgia de lipoaspiração, o Dr. Ricardo Cavalcanti, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira e Norte-Americana de Cirurgia Plástica, faz um alerta e relaciona alguns cuidados que devem ser tomados antes de se submeter a uma lipoaspiração.
De acordo com o Dr. Ricardo Cavalcanti é fundamental verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, além de escolher um local e confirmar se ele está autorizado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também é imprescindível que o paciente só se submeta a lipoaspiração com assepsia total.
A modelo e atriz Pamela Baris do Nascimento, 27 anos, faleceu após ter o fígado perfurado em uma lipoaspiração no dia 19/10, em São Paulo. Outro caso foi o da técnica de enfermagem, Luana Borges, de 25 anos, que também não resistiu e faleceu durante a cirurgia de lipoaspiração, no Espírito Santo, no último dia 12/11.
O Dr. Ricardo Cavalcanti explica que este caso pode estar relacionado com embolia pulmonar, que é uma condição decorrente de alguns fatores como tempo cirúrgico longo, propensão, varizes, uso de anticoncepcionais e fumo. Os fatores podem ser isolados ou em conjunto, portanto, é fundamental que o médico oriente o paciente quanto a esses fatores.
O Dr. Ricardo Cavalcanti é Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Santa Casa de Misericórdia e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. O médico é ainda autor de seis livros e de sete capítulos, em livros técnicos, sobre cirurgia plástica e diretor médico da clínica Vitée (RJ).
Fonte: mundomulher