As qualidades de um currículo perfeito

As qualidades de um currículo perfeito

Um currículo bem-feito pode representar a diferença entre atrair a atenção da empresa que está buscando candidatos – e conseguir o emprego dos sonhos! – ou ser descartada de imediato. Para ajudar você a elaborar um currículo campeão, o consultor Marcelo Abrileri, diretor do site Curriculum, dá dicas vencedoras. Confira!

É proibido!

· Mentir.

· Colocar quanto você quer ganhar.

· Incluir referências.

· Anexar foto (a menos que a vaga exija).

· Erros de português.

Isto ajuda muito!

· Antes de montar o currículo, faça o seguinte exercício: escreva livremente a sua história e depois destaque o que é importante para a vaga.

· Mantenha seu currículo atualizado e com, no máximo, duas folhas (nada de florzinhas para enfeitar a página).

· Na maioria das vezes ficamos frustradas por distribuir tantos currículos e não receber retorno. Isso acontece porque tentamos competir a vagas que não são equivalentes ao nosso currículo. Portanto, procure oportunidades para as quais o seu currículo tenha vantagens.

· Ao competir por uma vaga de recepcionista, por exemplo, dê foco para as habilidades e experiências que possam ser relevantes para o cargo. Cursos extracurriculares como culinária, por exemplo, não precisam ser informados, já que são irrelevantes para a vaga.

· Destaque os pontos fortes e abuse dos verbos de ação e números significativos para enfatizar seus pontos fortes.

 Por exemplo: em vez de dizer “fui gerente durante dois anos”, prefira “fui gerente e elevei em 20% as vendas da loja”.

 Isto é obrigatório!

· Apresentação: coloque seu nome, endereço, e-mail, telefone, idade e estado civil.

· Resumo de qualificações: conte um pouco de você (cinco linhas) e as suas qualificações para a vaga.

· Formação escolar: comece pelo mais recente, ou seja, se você fez faculdade, informe isso primeiro, em seguida o ensino médio, etc. Cursos variados devem vir na seqüência, em outro item.

· Experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente, acrescente nome da empresa, função que exerceu e quanto tempo trabalhou.

· Informações adicionais: aqui entram as habilidades pessoais que podem fazer diferença, como presidente da assembléia de bairro, por exemplo.

 Isto pode ser bom:

· “Fui síndica do prédio”. Revela que você é uma pessoa com iniciativa e com espírito de liderança.

· “Atuo como voluntária”. Revela que você é uma pessoa solidária e que respeita o próximo.

· “Organizo festas da família”. Revela que você é uma pessoa comunicativa e boa administradora.

· “Faço artesanato”. Revela que você é uma pessoa habilidosa, detalhista e criativa.

· “Coordeno as despesas de casa”. Revela que você é uma pessoa organizada e responsável com gastos.