Atitudes que prejudicam o casamento

Atitudes que prejudicam o casamento

Quando fala-se de casamento, entende-se que seja um relacionamento estável, que não se abala facilmente. Mas na prática a convivência diária traz muitos desafios e é preciso que ambos sempre estejam empenhados para que a relação dê certo. Algumas atitudes em especial acabam desgastando a relação, o que pode tornar o casamento muito desagradável. Confira as principais atitudes que prejudicam o casamento.

1 – Ser dependente emocionalmente do parceiro 

É muito desagradável ser responsabilizado pela felicidade do outro. Você não deve ser dependente emocionalmente de ninguém, afinal os seus sentimentos são responsabilidades somente suas. É preciso compreender que um relacionamento saudável e feliz precisa ter duas pessoas completas, que decidem compartilhar suas vidas para somarem um ao outro. Não exija que o seu companheiro te faça feliz, seja feliz por conta própria.

 

2 – Controlar a rotina do outro 

Certas coisas podem funcionar bem no namoro, mas quando vira casamento é preciso rever algumas atitudes. É mais fácil ser tolerante quando se está namorando, pois não se costuma pensar tanto no futuro, mas no casamento ambos entendem que o compromisso tende a ser mais duradouro, e as dificuldades podem ter longo prazo. Um dos grandes problemas é a tentativa de controle do parceiro. Todos precisam de liberdade, e para isso é preciso estabelecer uma relação de confiança e sinceridade. Não queira saber de cada passo que o outro dá e nem fique conferindo tudo o que fez. Não vale a pena perder tempo com o que não se pode controlar.

 

3 – Não dedicar tempo à relação

Com o casamento entram outras prioridades como o trabalho, cuidados com a casa, e tudo fica ainda mais difícil quando aparecem os filhos. Mesmo assim, é importante encontrar um tempo para ficarem juntinhos e namorarem, curtirem a presença um do outro e se lembrarem porque decidiram ficar juntos. De vez em quando vocês podem fazer programas maiores só entre os dois, mas no dia a dia, podem apenas tirar o final de semana para assistirem os filmes ou séries preferidas. Isso já faz bastante diferença.

 

4 – Discussões sensatas 

Não há nada mais prejudicial a um casamento do que a competição entre os dois. Discussões acontecem, isso faz parte de qualquer relacionamento, mas elas devem servir para mostrar ao parceiro o que te incomoda e entender o que possa estar incomodando o outro para que a relação melhore sempre. O problema é quando começa o jogo de culpa e acusações ou quando a discussão acaba virando uma competição para ver quem sai por cima. Lembre-se que seu companheiro não é seu adversário e desta maneira vocês não evoluem, só regridem.

 

5 – Não incentivar o outro profissionalmente

É muito comum que os casais tenham este desencontro profissional. Muitas vezes o parceiro acaba impedindo o crescimento profissional do outro, o que pode acabar causando muitas frustrações. O relacionamento deve ser embasado no respeito e no altruísmo, um sempre torcendo pelo melhor para o outro.

 

6 – Falta de comunicação 

Seu parceiro precisa ser também o seu melhor amigo, então é importante que sempre haja uma boa comunicação entre o casal. Não há nada melhor do que ter em casa um verdadeiro companheiro, com quem se pode falar livremente sobre qualquer assunto. Evite se fechar em um canto e saiba ouvir o que o outro tem a dizer. Os dois só tem a ganhar com isso.

 

7 – Respeito pelo parceiro

O respeito é o alicerce de um relacionamento longo e feliz. Sempre ver o outro como uma pessoa que sente tanto quanto você é um passo muito importante pelo bem da relação. O casamento não é um mar de rosas, nem sempre tudo está perfeito, mas quando se tem amor e respeito, é possível sempre fazer adaptações pelo bem de todos e o fortalecimento do companheirismo.

 

fonte: clubebatom.com.br