Como se faz para ser feliz?
Como já dizia o poeta Renato Russo “Só por hoje eu não quero mais chorar. Só por hoje eu espero conseguir aceitar o que passou e o que virá.” Só por hoje vou me lembrar que sou feliz.” Claro que esse tema “só por hoje ” é termo usado pelos grupos de mutua ajuda com o AA ou NA , mas o que queremos trazer neste texto é a ideia de que só por um dia você buscar “estar limpo” não só de drogas ou álcool mas de sentimentos que te façam estar infeliz. E é aí que entra a ideia de não querer ter razão. Por se querer ter razão guerras são travadas, vidas foram ceifadas e cidades dizimadas. E aí isso vai de encontro a tudo em nossas vidas. Casamento principalmente.
Se você que é casada e está lendo este pequeno texto saberá que todas as suas brigas foram por querer ter razão e não por algo que valesse realmente a pena. Apesar, que brigar nunca vale a pena mesmo. A coisa é simples mas difícil de ser aplicada devido ao nosso Ego, já tão falado por Freud. O nosso Ego tem que prevalecer perante o ego alheio e dai o grande mestre do oriente chamado Emmanuel dizer que devemos “abandonar a si mesmo” pegar cada um a sua cruz e o seguir.
Religiões a parte, abandonar nossas vontades? Nossos pecadinhos de estimação? A ideia não é ser um vegetal mas sim saber pesar na balança da vida o que realmente vale a pena para ser e fazer feliz. Felicidade é o que toda a raça humana busca em todas as áreas de suas vidas. Mas em todas as áreas de nossas vidas encontramos muita dor, sofrimento e decepções. Porque?
Por que ao invés de nos preocuparmos em dar só queremos receber, ou seja, fazer alguém feliz ao invés de buscar compulsivamente ser feliz. É isso mesmo! Faça alguém feliz que com certeza você se sentirá feliz.
No Alcorão há um pensamento muito interessante que se praticado diariamente uma gratidão sem fim brotará em nosso coração: “Sempre olhe para baixo.” Ou seja, sempre olhe para aquele que está numa situação pior do que a sua e isso lhe trará gratidão. O “olhar” não quer dizer só ficar olhando. Mas ir ao encontro, ajudar, participar. Olhar só para cima te coloca num estado de constante insatisfação. Faça alguém feliz hoje. É aquela antiga ideia pregada pelos escoteiro: Faça uma boa ação todos os dias.
Somos todos iguais. O “botão” que ativa alegria em você ativa em todos. O “botão” que ativa tristeza também. É só você parar e se perguntar: O que eu gostaria que fizessem por mim ou para mim e fazer com os outros?
É aquela outra velha mas eficaz ideia: Não faça para os outros aquilo que não quer que te façam. Só que um pouco mais de ação. Ao invés do (não faça) é (faça). Saia do ostracismo e procure fazer. Não é entrar numa de dizer no final do dia que conseguiu não magoar ninguém durante o dia todo pois isso qualquer defunto também consegue fazer. Mas sim, no final do dia, parar para contabilizar quantas pessoas passou pela sua vida e ficaram felizes.
E para terminar e manter a mesma ideia dos grupos de mutua ajuda, aprenda a viver um dia de cada vez, pois como está na Bíblia: para cada dia basta o seu mal.
fonte: ideiasdemulher.com.br