Depressão
Falta-me alguma coisa… Não sei o quê! Sinto um vazio… Que sensação de tristeza, desânimo, cansaço e dor no peito!
Estas são falas expressadas pela depressão. Entenda como tratar essa doença!
Por Melissa Oliveira
O transtorno depressivo pode afetar pessoas de qualquer facha etária, seja na infância, adolescência ou fase adulta. Esse transtorno geralmente se desencadeia pelas relações sociais que o indivíduo estabelece. Decorridas por perdas de pessoas queridas, alcoolismo, estresse pós-traumático, doenças clínicas, situações estressoras e socioeconômicas desfavoráveis como desemprego, perturbações de humor.
A duração média de um episódio depressivo é no mínimo duas semanas, o individuo sente tristeza acompanhada de alguns sintomas, mais adiante descrevo quais são esses sintomas, na maior parte do dia ou quase todos os dias. Há casos mais graves que a depressão se padroniza no mínimo no período de dois anos, nesses casos, os sintomas prevalecem quase todos os dias e as pessoas mais próximas podem confundir esses sintomas por características da personalidade do sujeito.
As consequências
A depressão pode ser considerada leve, moderada ou muito grave. No quadro depressivo o sujeito pode apresentar como sintomas a perda de interesse ou prazer, sensação forte de tristeza, sensação de desesperança, angústia indescritível, falta de motivação, fadiga, desânimo, irritabilidade, preguiça exagerada, diminuição da autoestima, diminuição da autoconfiança, falta de apetite, insônia, pensamento lento, falta de concentração, pensamentos negativos de perda, inferioridade, privação, desamparo e ideias recorrentes de morte ou suicídio.
A depressão expressa a falta de alguma coisa, um vazio que dificilmente desaparece. O comportamento do sujeito depressivo está integralmente comprometido, interferindo no seu cotidiano e nas relações sociais. Os sintomas depressivos podem se repetir durante a vida do sujeito ou podem surgir outros novos e mais graves. Portanto, necessita de urgência no tratamento.
O tratamento
O tratamento consiste em psicoterapia e em alguns casos mais graves a medicação. A depressão deve ser tratada por profissionais para que se tenha uma melhora na qualidade de vida. O psicodrama é um tratamento indicado para pacientes depressivos. Através da dramatização leva a resolução de conflitos profundos psíquicos do sujeito, trata das relações interpessoais e ideologias privadas do homem que cristalizado pelas conservas culturais se transforma a partir da recuperação da sua espontaneidade e criatividade.
O Psicodrama se afirma como método que adentra a verdade da alma por meio da ação dramática. Oferece ao processo terapêutico uma metodologia de ação que inclui naturalmente o texto e, portanto, a palavra. Possibilita vivenciar o drama através da ação revivenciando qualquer cena temida do individuo como base de seus conflitos como instrumento de ação profunda.
Psicóloga Melissa Oliveira – CRP 06/94302