Disfarçando detalhes
Antes de mais nada, é muito importante sabermos que, na maquiagem, o claro mostra e dá volume, enquanto o escuro esconde e dissimula. Há vários produtos para fazermos correção, mas o mais indicado são os pós faciais, um mais claro e outro mais escuro, sempre no máximo dois tons (acima ou abaixo).
Nariz
Há muita dúvida de como afinar um nariz e isso não é segredo nenhum. Você vai precisar de um pó facial mais escuro que o tom da sua pele e um pincel para esfumar sombras. Com o pincel, aplique o pó mais escuro em toda a lateral do nariz, desde a raiz das sobrancelhas, para que tenha um efeito de alongado. Neste caso, o dorso e a base do nariz deverão ficar mais claros. É importante nunca deixar marcado para não chamar mais atenção ainda para aquela característica que tanto queremos esconder.
‘Pense na região da qual você quer tirar volume e escureça, ou clareie se quiser dar volume
Podemos também levantar um nariz: para isso, aplique uma pequena quantidade de corretivo na sua base, sem deixar marcado, clareando a parte mais baixa desta região do rosto.
Queixo
Um queixo tímido ou pequeno demais pode comprometer a simetria harmoniosa de um rosto, por isso devemos dar volume a essa região do rosto. Com um pó facial mais claro que o seu tom, aplique-o com o pincel sobre o queixo e espalhe. Você também poderá iluminar a área com uma caneta iluminadora difusora de luz, facilmente encontrada no mercado. Se optar pela caneta, tenha o cuidado de não deixar excessos!
Podemos disfarçar um queixo duplo aplicando uma leve camada de pó facial mais escuro nesta região, tendo como limite a linha do maxilar inferior.
Rosto
Um rosto redondo poderá ser afinado aplicando-se o blush abaixo das maçãs do rosto, colocando uma falsa sombra onde realmente não tem! Não é truque, simplesmente estamos trabalhando com o claro e escuro, dando ou tirando o volume aonde se quer.
Os formatos de rosto também poderão ser suavizados com a aplicação do pó facial (claro ou escuro). Pense na região da qual você quer tirar volume e escureça, ou clareie se quiser dar volume!
Quando for fazer qualquer correção facial, tenha bom senso e saiba o limite da quantidade a ser aplicada, para que assim consiga realmente dissimular aquilo que não gosta e valorizar os pontos positivos.