Disfunção Sexual Feminina
O que é?
A sexualidade busca necessidade emocional e proximidade entre os indivíduos, além de satisfação do desejo e do prazer físico. O ciclo da resposta sexual normal é dividido em 4 etapas: desejo, excitação, orgasmo e resolução, e quando as respostas sexuais, ou qualquer uma das fases que fazem parte da resposta sexual são prejudicadas, o resultado é uma disfunção sexual.
Muitas podem ser as causas: orgânicas (anomalias genéticas e congênitas, doenças agudas ou crônicas, e uso de medicações) ou psicológicas (socioculturais e comportamentais). Disfunções sexuais podem afetar de 40% a 51% das mulheres, e condições especiais podem estar relacionadas ao seu desenvolvimento com oincontinência urinária, dor pélvica, câncer de mama, menopausa e climatério.
Fatores de risco
Os fatores de risco são aqueles que aumentam a possibilidade do surgimento da disfunção sexual:
- Diabetes
- Doença cardiovascular
- Problemas genitourinários (como incontinência urinária)
- Depressão
- Transtornos psiquiátricos e psicológicos
- Doenças crônicas
- Uso de anticoncepcionais e antidepressivos
Desejo/interesse sexual ausentes ou muito diminuídos, não havendo pensamentos, fantasias sexuais e responsividade do desejo aos estímulos sexuais.
- Transtorno de excitação: Sensação de excitação e prazer sexual diminuída ou ausente, prejuízo na excitação vaginal, lubrificação vaginal e sinais de resposta física sem alterações.
- Transtorno orgásmico: Falta de orgasmo, diminuição da intensidade das sensações orgásmicas, atraso na obtenção do orgasmo.
- Dispareunia: Dor persistente ou recorrente que acontece com a introdução parcial ou completa do pênis e/ou com os movimentos na relação sexual.
- Vaginismo: Contração da musculatura pélvica involuntária, dificuldade de permitir a introdução do pênis, de dedos ou de outros objetos na vagina, primordialmente tem causa psicológica.