Envelhecimento Precoce

Envelhecimento Precoce

Envelhecer, é claro, é algo natural e inevitável. Porém, há muitas formas de se evitar os sinais de envelhecimento precoce. Pesquisas têm mostrado que certos nutrientes ajudam a retardar o surgimento de sinais visíveis de envelhecimento, além de prevenir distúrbios e ampliar a expectativa de vida.

Especialistas afirmam que a herança genética é um importante fator para determinar o quão cedo envelhecemos. Além disso, fatores comportamentais são responsáveis pela maior parte do desgaste do corpo. São eles que, na maioria das vezes, levam à degeneração precoce das células e à perda funcional dos órgãos. O consumo de cigarro e álcool, poluição ambiental, sedentarismo, estresse exagerado e o sol em excesso são os principais inimigos da juventude.

A dieta também é um fator fundamental. O padrão ocidental de alimentação consiste em uma dieta rica em carboidratos refinados, colesterol, gorduras saturadas e alimentos processados, enfim, muitos alimentos que contribuem para acelerar o envelhecimento. Além disso, há um baixo consumo de frutas, verduras, hortaliças e fibras, alimentos estes vitais para o antienvelhecimento. A dieta ocidental sobrecarrega o corpo, prejudicando-o através do aumento dos radicais livres.

 

Tipos de Envelhecimento

Biológico

  • Ele é caracterizado pela flacidez na papada do queixo, maçãs do rosto e região dos olhos. Esses problemas são corrigíveis somente através de cirurgia.

Ambiental

  • As rugas aparecem na testa e ao redor da boca, além dos famosos “pés-de-galinha” ao redor dos olhos. Neste caso, podem ser utilizados outros tratamentos que não a cirurgia, mas tudo depende da espécie de sinal na pele. As formas de reparo são: minilifting, toxina botulínica, lifting, peeling e preenchimento cutâneo.

Dicas para Evitar o Envelhecimento Precoce

Para evitar que o envelhecimento chegue depressa, é necessário que tenhamos alguns cuidados com o corpo e a mente. Além disso, é bastante importante ter uma dieta especial, especificamente focada na regeneração dos tecidos.

Corpo

  • O sol é o maior vilão para a pele. As pessoas não sentem, mas o estrago está sendo feito a cada vez que elas ficam morenas do sol — já que a pele se pigmenta para se proteger. Todo bronzeamento significa morte celular. Portanto, a atitude mais efetiva é o uso diário de filtro solar.
  • Para que a pele do rosto não crie rugas cedo, é importante tomar alguns cuidados desde a adolescência, como limpar, tonificar e hidratar a pele.
  • Além disso, a prática de exercícios físicos leves como a caminhada ajuda a prolongar a juventude.

Mente

  • Evitar o estresse, preocupações, momentos de fúria, angústia e depressão é fundamental para manter a mente e o corpo jovem. Procure uma vida equilibrada pensando sempre no seu bem-estar.

Nutrição

  • Nunca se pesquisou tanto, e com tantos resultados animadores, descobriu-se o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e da saúde.
  • Nutrientes que Auxiliam A Regeneração dos Tecidos
  • Vitamina E, C e Mineral Selênio
  • Eles são antioxidantes que protegem as células dos danos provocados por radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento prematuro. Os antioxidantes devoram os vilões antes que eles ataquem as suas células. Eficiente foto-protetor da pele, aumenta a atividade imunológica e previne câncer de estômago e de pulmão.

Betacaroteno

  • É um antioxidante que o corpo converte em vitamina A. O beta-caroteno é um dos mais poderosos interceptadores que protegem o corpo dos radicais livres. Eficiente foto-protetor celular, previne o câncer de mama, próstata, doenças respiratórias e catarata.

Bioflavonóides

  • Eles previnem os estragos causados pelos radicais livres. Esses nutrientes, encontrados nas plantas, são considerados poderosos antioxidantes.

Isoflavonas

 

  • Previne o câncer de mama, o câncer de útero e previne doenças cardiovasculares.

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Eles são moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, tornando-os inofensivos.

O nosso organismo precisa ser desintoxicado dos radicais livres. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos específicos, como frutas e hortaliças, ou podem ser artificialmente adicionados às refeições.

Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é moderador — e não bloqueador. Ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, embora sua ausência possa favorecer a ocorrência dessas doenças.