Futebol ajuda a queimar até 700 calorias em uma hora
O futebol sempre foi a paixão do brasileiro. E para as mulheres, que estão sempre preocupadas com o corpo, o futebol feminino pode ser um aliado. Além da diversão, os benefícios do futebol para mulheres são muitos, ajudando inclusive a perder peso. “É uma atividade de alta intensidade, que trabalha os metabolismos tanto aeróbicos como anaeróbicos, além de trabalhar saltos, mudança de direção, deslocamento lateral e outras capacidades que não encontramos em outras atividades mais convencionais”, afirma o personal trainer Rafael Lago, da Test Trainer.
Se além de perder peso o objetivo for modelar o corpo, o ideal é realizar uma outra atividade paralela, como a musculação. O personal explica que no futebol são trabalhadas musculaturas específicas que podem sofrer um pouco com a falta de preparo e a musculação irá auxiliar nisso. “Um trabalho de condicionamento físico também é recomendado para o trabalho da parte cardio vascular, muito requisitada nesse tipo de atividade. Também é de extrema importância ter um atestado médico antes de iniciar, pois é um esporte de alta intensidade que exige musculatura e um condicionamento específico para a prática ser segura e prazerosa”, orienta.
Em uma hora de futebol pode-se gastar de 500 a 700 calorias. O gasto vai estar diretamente ligado ao peso da pessoa. Para quem quer começar no esporte, a orientação é de que seja praticado uma vez por semana, para gerar uma adaptação do corpo em geral e, depois, acrescentar gradativamente mais vezes na semana.
Para as mulheres que têm medo de ficar com o corpo masculinizado, o personal explica que o que pode acontecer é um aumento de massa muscular na região das pernas e quadril devido ao recrutamento dessas regiões para o esporte. “Mas, de forma geral, o futebol não masculiniza o corpo feminino, as mulheres podem jogar sem ter esse medo”.