Mitos e verdades sobre eletrodomésticos
Os eletrodomésticos facilitam a vida em casa. O problema é quando quebram, bagunçando a rotina doméstica. Para evitar ao máximo que isso aconteça, é importante saber cuidar bem dos equipamentos.
A área de Serviços da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre estas “ferramentas” do dia a dia.
Secar a roupa atrás da geladeira estraga o aparelho?
Sim. A grade localizada na parte de trás é o condensador, que faz a troca de calor do sistema de refrigeração. Quando colocamos roupas, toalhas ou panos pendurados, atrapalhamos esse sistema e prejudicamos o funcionamento.
A geladeira pode ficar ao lado do fogão ou encostada na parede?
Evite a proximidade com fontes de calor, como fogão ou microondas, para evitar o aumento da temperatura interna. Além disso, não encoste o condensador na parede.
É verdade que inox não enferruja?
Não. Os modelos com este material ou evox, uma evolução que chegou às lojas, são mais resistentes, mas não imunes ao desgaste. Além disso, são sensíveis a alguns produtos químicos, como o cloro, alvejantes e a água sanitária.
A geladeira estraga se for ligada depois de ser levada de um lugar a outro?
Recomenda-se esperar pelo menos duas horas, pois a movimentação pode fazer o óleo lubrificante do motor cair nos dutos de sucção do gás de refrigeração.
É certo acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelo?
Não. Evite fazer isso, assim como usar água quente ou faca. Estas improvisações podem danificar as partes plásticas. Desligue da tomada e espere o tempo necessário.
Abrir a porta muitas vezes gasta mais energia?
Sim. Isto causa perda do ar frio, o que fará o aparelho voltar a funcionar.
Carvão tira odores fortes?
Tanto o pó de café quanto o carvão vegetal ajudam no combate a maus cheiros.
Pode-se limpar os cantos do microondas com faca?
Evite para não riscar a pintura ou causar danos ainda maiores. Desligue da tomada e use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.
Qual é a melhor forma de tirar a sujeira acumulada?
Aqueça uma pequena jarra de água com rodelas de limão por 3 a 4 minutos na potência máxima. O vapor gerado ajuda a amolecer a sujeira e facilita a limpeza. O ideal, no entanto, é limpar regularmente para aumentar a vida útil do aparelho, além de diminuir os problemas de manchas, odores e “amarelamento”.
Lavar muita roupa causa danos na máquina de lavar?
Passar do peso indicado no manual de instruções diminui a eficiência da lavagem e reduz a vida útil do equipamento. Por isso, não exagere.
A máquina de lavar precisa ser higienizada?
Sim. Faça isso somente com sabão neutro e água a cada dois meses, depois de tirar o plugue da tomada. Alguns modelos já têm esta função programada.
Demorar para trocar o filtro do ar condicionado pode colocar a saúde da família em risco?
Demorar para trocar o filtro do ar condicionado pode colocar a saúde da família em risco?
Realizar manutenções e limpezas periódicas é fundamental para a qualidade de filtragem. Desligue da tomada e use um aspirador para tirar a sujeira dos filtros de hepa e carbono. No caso dos outros tipos, use água e sabão neutro, não esquecendo de secar bem antes de voltar a ligar.
O forno pode ser limpo com esponja de aço?
Não. Evite materiais abrasivos, assim como cloro, água sanitária, querosene, solventes, removedores, ácidos, vinagres e suco de limão.
Deve-se deixar a porta da cozinha aberta na hora de acender a chama?
Todo aparelho tem um dispositivo de segurança que impede o vazamento de gás, mas é recomendável manter o ambiente o mais arejado possível.
Como saber se há vazamento de gás?
Abra o regulador de pressão e coloque um pouco de espuma de sabão em todas as conexões para ver se surgem bolhas. Se isso acontecer, feche o registro, refaça a instalação ou entre em contato com a assistência técnica.
fonte: portalvital.com