Os dez erros fatais na carreira de uma mulher

Os dez erros fatais na carreira de uma mulher

Segundo John McKee, autor de 21 Ways Women in Management Shoot Themselves in the Foot (traduzido: 21 Maneiras de Como as Mulheres Gestoras dão tiros nos seus próprios pés), os dez principais erros que comprometem o sucesso profissional feminino são:

1. Não ter projectos pessoais
Pessoas bem-sucedidas têm planos de vida bem definidos. De preferência, é melhor mantê-los escritos para que sejam lembrados a todo o momento.

2. Não se actualizar nas habilidades necessárias à sua actividade e função
Fique atenta ao comportamento dos seus colegas e ao de possíveis candidatos ao seu emprego. Isso pode ajuda-la a perceber as exigências e perfis necessários para desenvolver ou melhorar.

3. Não procurar outros pontos de vista
Mesmo os profissionais mais eficientes precisam de procurar novas perspectivas e contar com conselhos de amigos, colegas ou até de um consultor. Os que falham em reconhecer esses momentos de fraqueza acabam por cometer erros comprometedores à sua carreira.

4. Não atingir resultados
No fim, o que conta são os resultados que você atingiu. Os que julgam que devem ser reconhecidos apenas pelo esforço e não pensam em resultados estão ‘marcados’ para o fracasso.

5. Ter todas as respostas
Mais do que nunca, conhecimento significa poder. A diferença está em como você comunica isso. Dizer que sabe a todo o momento pode estagnar a sua carreira. Pessoas bem-sucedidas mostram-se sempre interessadas em novas ideias e pontos de vista.

6. Não dar crédito aos outros
Perdedoras são as que tomam para si todos os méritos, mesmo quando tiveram ajuda de outros colegas.

7. Cercar-se de ‘escovinhas’
Em vez de manter ao seu redor pessoas que elogiam a sua inteligência e outras qualidades, procure encorajar a inteligência e a criatividade nos outros.

8. Não saber “vender o seu peixe”
Sem precisar gabar-se o tempo inteiro, procure mostrar aos seus colegas os resultados que atingiu em benefício da empresa. O ideal é que isso seja feito de maneira formal, por meio de ferramentas que existam na empresa, como Revistas internas, etc.

9. Confundir eficiência com efectividade
Este conselho é para aqueles profissionais que pensam que comunicar com as pessoas via e-mail substitui a necessidade de contacto pessoal. Tente ao menos substituir as mensagens por um contacto telefónico.

10. Acreditar que você é insubstituível
Não há espaço para divas no mercado de trabalho. A partir do momento que você se convencer de que apenas você pode fazer seu trabalho direito, com certeza, começará a cometer erros.