Plástica na adolescência – Necessidade ou vaidade?

Plástica na adolescência – Necessidade ou vaidade?

O período da adolescência, de acordo com definição da OMS – Organização Mundial da Saúde), vai dos 10 aos 20 anos e compreende o período de transição entre a infância e a idade adulta. É um tempo marcado por diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais – muitas adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação e dúvidas, principalmente, com o corpo, ainda mais numa sociedade onde existe uma busca desenfreada pela perfeição estética.

O descontentamento com as características corporais tem impelido muitas garotas a buscarem na cirurgia plástica a solução para o seu ′problema′. De acordo com uma pesquisa DataFolha, feita para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP, tem crescido a procura de cirurgias plásticas estéticas entre as adolescentes. Mas, qual o impacto dessa situação? Como os pais podem lidar com esse desejo de seus filhos?

Entre os fatores que influenciam as adolescentes a recorrerem à cirurgia plástica estão a opinião de amigos e o padrão de beleza que é imposto, no dia-a-dia por desfiles de moda, novelas e campanhas publicitárias, levado essas garotas a desejarem ter um corpo perfeito. Mas se submeter a uma cirurgia plástica nesta fase é realmente uma necessidade física ou é pura vaidade, satisfação do ego?

É necessário avaliar o tipo de cirurgia que a adolescente deseja, idade, maturidade corporal e emocional, já que as cirurgias mais procuradas são mama, lipoaspiração, nariz e orelha.