Protetor solar no inverno
A especialista aponta que até na neve há uma grande incidência dosraios UVA. Por isso, engana-se quem pensa que o protetor solarsó é importante nas férias de verão. Na realidade, o ideal épassá-lo todos os dias, independente da estação do ano.
Além de proteger, o cosmético hidrata: “Hoje em dia, existemhidratantes faciais com filtros solares. Estes cremes geralmente têm proteção de 15, 20 ou 30 FPS”, indica Luciana.
Não confunda hidratante protetor, protetor solar e bloqueador solar! “Protetores com FPS acima de 30 perdem a função exclusivamente hidratante. Eles contêm filtros físicos, que são mais espessos e formam uma película que bloqueia os raios solares, mas não penetram profundamente na pele”, acrescenta a especialista.
Dicas de uso do protetor solar
O recomendado é usar o protetor regularmente pela manhã e ao meio dia. “Esta indicação é para aqueles dias ‘normais’, de rotina, como ir ao trabalho, academia, estudo, etc”, aponta Luciana. O período entre 10h e 15h é o que deve ser ter mais cuidado, porque é neste momento que o sol mais ganha força. A proteçãodeve ser eficiente neste tempo, com reaplicação do protetor a cada 2h.
A expert no assunto passou algumas dicas para manter a pele linda no inverno, longe de escamações, envelhecimento e tudo de ruim que o inverno pode planejar para a cútis:
– Use filtro solar no mínimo 20 ou 30 FPS, duas vezes ao dia.
– Evite banhos muito quentes, que ressecam mais a pele no inverno.
– Tome bastante líquido para ajudar na hidratação da pele.
– Hidrate a pele com cremes adequados ao tipo de pele após o banho.
– Esfolie a pele, pois ajuda a renovar a camada superficial e facilita a hidratação e o uso de cremes e ácidos estimuladores de colágeno e clareadores.
– Passe protetores labiais no inverno, para evitar rachaduras e ressecamento dos lábios
– Aplique cremes – se necessário – antes de dormir, para prevenir o ressecamento e o envelhecimento da pele.