Videogames interativos garantem boa forma
Vistos como vilões no passado, por serem um dos causadores do sedentarismo ou da inércia infantil, os videogames mudaram, se tornaram interativos e oferecem jogos que incentivamatividades físicas ou aventuras que fazem os jogadores se movimentarem, perdendo caloriasde forma divertida, garantindo mais saúde a todos da família.
Esportes virtuais como lutas, aulas de ginástica, vôlei, tênis, boliche e dança, mostram resultados significativos para emagrecimento.
Dependendo do jogo, você consegue perder 400 calorias em uma hora. Além disso, tonifica os músculos inferiores e superiores e faz adquirir maior atenção e coordenação.
O game Wii Fit para o console da Nintendo usa uma balança com sensores que proporciona aos usuários realizarem exercícios aeróbicos, melhorar a coordenação motora, força e até mesmo praticar yoga. Ele mede o índice de massa corporal do jogador e cria um programa de exercícios personalizado, que gradualmente vai se tornando mais desafiador, enquanto dá dicas de saúde e de como manter uma boa condição física entre um exercício e outro.
Para manter as crianças mais saudáveis e menos sedentárias, muitos pais estão descobrindo os videogames e os jogos chamados de “exergames,” que promovem o aumento das atividades físicas e geram curiosidade e excitação entre as crianças.
Por exemplo, um game chamado “Dance Dance Revolution”, produzido pela Konami, requer que os jogadores dancem vigorosamente seguindo a indicação de quatro setas mostradas na tela. Enquanto repetem os movimentos, estão também acompanhando o ritmo da música.
Nos Estados Unidos, escolas já incorporaram o videogame nas aulas de educação física. E os estudantes não são os únicos que usam os jogos para entrar em forma; o conceito vem sendo adotado por adultos e personal trainers. Casas de repouso já estão começando a usar o Nintendo Wii para manter seus hóspedes fisicamente ativos.
Professores de educação física atestam que os games proporcionaram uma melhoria na resistência, velocidade, coordenação e equilíbrio dos alunos. E vão mais além, revelam que as diferentes modalidades de jogos e dificuldades queimam tantas calorias quanto aquelas perdidas por pessoas que praticam exercícios aeróbicos de alto impacto.
A comunidade médica também apoia o uso dos games na promoção de hábitos saudáveis. A “Robert Wood Johnson Foundation” criou o Programa de Pesquisa de Games Saudáveis no final de 2007 para promover o uso de games na área da saúde. O programa, sob direção da Universidade da Califórnia e da pesquisadora Debra Lieberman, já distribuiu 21 bolsas para os hospitais e universidades em todo o país para pesquisa e desenvolvimento de projetos originais, que utilizem jogos que requerem atividades físicas ou a promoção de hábitos saudáveis.
Que tal entrar nessa onda você também? Junte-se aos filhos, reúna amigos e familiares e promova campeonatos em casa, aposto que será bem divertido e se manter o hábito, garantirá uma boa perda calórica, adquirindo melhor condicionamento físico.