Sinais de gravidez psicológica
A gravidez psicológica ou pseudogestação é um tipo de transtorno psicológico emotivo no qual a mulher simula uma gravidez real.
O sonho de ser mãe é divido por quase todas as mulheres, e quando alguns sinais de gravidez aparecem são unânimes em dizer que um bebê pode estar a caminho. O problema é que nem sempre há um bebê, ou seja, o sonho de ser mãe é tão grande que muitas vezes desenvolvem um quadro clínico cientificamente chamado de pseudociese ou gravidez psicológica.
A Gravidez psicológica é um transtorno emotivo que pode acontecer a partir da primeira menstruação. A mulher acredita que está grávida sentindo todos os sintomas de uma gravidez. Para saber mais sobre as causas, sintomas e tratamento da gravidez psicológica, confira nos tópicos abaixo.
O que é gravidez psicológica
A gravidez psicológica também conhecida por pseudociese ocorre quando a mulher deseja muito engravidar apresentando assim todos os sintomas próprios do período de gestação, no entanto sem estar de fato grávida. Essa síndrome pode ocorrer em qualquer idade a partir da primeira menstruação, no entanto estudos apontam que a maior incidência se da em mulheres no final do período fértil. Por razões psicofisiológicas pode ocorrer em algumas mulheres a chamada reincidência de trauma, quando o fato se repete por mais de uma vez.
Sintomas da gravidez psicológica
Os sintomas da gravidez psicológica são idênticos ao de uma gravidez comum. A ausência de menstruação o crescimento da barriga, seios doloridos e enjoos são alguns dos sintomas mais comuns. No início a mulher pode sentir náuseas pela manhã e passa a rejeitar alguns alimentos, a fadiga e o aumento de peso também são muito comuns nesses casos.
Diante das evidencias físicas, a mulher passa a agir como qualquer gestante, e em alguns casos, mesmo quando os resultados clínicos indicam a falsa gravidez, a pessoa reluta em aceitar a realidade e segue agindo como uma futura mamãe.
Inicia a confecção do enxoval do bebê e a decoração do quarto e faz todos os preparativos para receber o bebe que é fruto de sua própria imaginação. Existem relatos clínicos que apontam casos de mulheres que sentem o movimento fetal mesmo com o útero vazio.
Tratamento da gravidez psicológica
Estudos indicam que os sintomas da gravidez psicológica acometem mulheres que desejam muito engravidar ou que desenvolveram um medo profundo da gravidez. Nesses casos é necessário buscar orientação médica especializada.
Especialistas em psicologia afirmam que as causas que levam uma mulher a desenvolver a síndrome da pseudociese têm suas raízes em problemas emocionais. É comum o surgimento de crises de angústia e depressão.
A psicoterapia é uma das formas de tratamento que apresenta os melhores resultados nesses casos. Por outro lado deve haver total apoio por parte do esposo e familiares para que o tratamento surta o efeito desejado no menor espaço de tempo.
Para que a mulher possa sair desse processo de auto imaginação e rompa os laços com as fantasias do inconsciente, alguns médicos indicam o uso de antidepressivos. A psicoterapia somada ao estímulo e ao amor da família irá restabelecer por completo a saúde física e psíquica da paciente.
fonte: mundomulheres.com