Como acabar com a cólica do bebê
Depois do nascimento, o sistema digestivo da criança ainda leva alguns meses para amadurecer por completo. A consequência disso é que por vezes ele pena para absorver compostos do leite oferecido pela mãe. Aí surgem gases, as dores abdominais, ou seja, as cólicas, e com elas a choradeira. Veja o que fazer para acabar com o desconforto do bebê.
Banho morno
A água desvia a atenção do pequeno, além de aquecer toda a região dolorida. Tente passar a mão em sua barriga para acelerar o alívio. Se não tiver tempo para o banho, utilize um pano para fazer uma compressa quente.
Barriga para baixo
Segure o bebê com a barriga contra seu braço. O contato esquenta a região e a movimentação natural já traz um conforto maior para o pequeno. Mas nunca o deixe sozinho no berço nessa posição.
Massagem
Deite a criança em um lugar confortável, posicione as mãos sobre seu abdômen – sem muita pressão – e aplique movimentos circulares da esquerda para a direita. Repita por alguns minutos.
As medicações
Antes de mais nada, é preciso buscar orientação do pediatra. Mas saiba que ainda não existe um remédio com eficácia 100% comprovada para eliminar as cólicas nessa fase da vida.
Outro recado aos pais: jamais altere a dieta do bebê a fim de prevenir o desconforto. O aleitamento materno continua prioridade e vale evitar mesmo o leite de vaca, um detonador de cólicas.