Como emagrecer comendo bolo e macarrão? Aprenda a reduzir o índice glicêmico dos alimentos

Como emagrecer comendo bolo e macarrão? Aprenda a reduzir o índice glicêmico dos alimentos

Como não ter fome comendo pouco? A resposta está no índice glicêmico. Essa taxa mede a velocidade com que o açúcar dos alimentos é liberado no sangue. Se o índice é alto, ocorre um pico de glicose seguido por uma queda brusca. Mas se ele for baixo, a quantidade da substância se mantém estável no organismo, impedindo que apareça aquela vontade incontrolável de comer um doce.

Alimentos com índice glicêmico baixo devem estar presentes no cardápio, mas dá também para abaixar a medida em alimentos com índice glicêmico alto, como as massas e bolos, por exemplo. Veja como a seguir.

Resfrie a massa e o arroz

Depois de cozinhar o macarrão, deixe-o na geladeira por um período de aproximadamente 20 minutos. O resfriamento fará com que o amido da massa fique mais resistente à ação das enzimas digestivas e o açúcar será liberado aos poucos na corrente sanguínea.

Adicione farelos integrais aos bolos

Farelo de aveia ou farelo de trigo são alimentos ricos em fibras, que têm o poder de diminuir o índice glicêmico dos alimentos.

Mantenha as cascas das frutas na receita

Ricas em fibras, as cascas das frutas ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é liberada durante a digestão.

Opte pela fruta pouco madura

Quando a fruta ainda estiver um pouco verde, seus carboidratos são mais resistentes e liberam a glicose mais lentamente.

Prefira a fruta ao suco

Sempre que puder, use a fruta inteira em qualquer prato. Além de levar mais frutas, um copo de suco tem menos fibras, que foram desprezadas ou trituradas antes do processo. Isso faz com que a bebida tenha índice glicêmico mais alto.

 

fonte: femininoealem.com.br