Crianças de 2 a 4 anos – Yoga

Crianças de 2 a 4 anos – Yoga

Hoje conto com a participação da querida Sá Souza que está aqui conosco uma vez por mês falando sobre Yoga, meditação e temas afins.

Os próximos posts serão uma série de curiosidades sobre as crianças. Essas informações fascinantes farão o seu dia-a-dia com os pequenos muito mais fácil.

O post de hoje será sobre as crianças de 2-4 anos.

– A palavra que as define é “Curiosidade”. Manter a casa protegida é algo que você tem que considerar.

– As crianças de 3 anos tendem a fazer muitas perguntas. Perguntas são uma ótima maneira de desenvolverem o vocabulário e também um bom momento para aprenderem o que é certo, errado e porque. Paciência é a palavra chave aqui para que você possa responder essas perguntas.

– Elas aprendem observando, ouvindo e fazendo (alguns de nós adultos nos identificamos com uma dessas técnicas). Em outras palavras, aprenda a ler os sinais que seu filho dá (ou seu aluno). Ficar quietinho no canto não quer dizer timidez, mas que a criança é uma observadora. Permita que seu filho seja e aprenda do seu jeito, no seu próprio tempo. Sem julgamento e sem pressa.

– Para essa idade quanto menos melhor. As crianças podem ser facilmente super estimuladas.

– As crianças AMAM ajudar. Aproveite esse momento com moderação e respeito. Cante uma música que elas gostam, faça palhaçadas. Elas se sentem muito orgulhosas por serem ajudantes. Faça disso um momento muito especial.

– Elas AMAM e têm facilidade para cantar músicas simples, com 1 ou 2 versos sem parar. Quando digo sem parar… é sem parar mesmo. Você vai se pegar cantando a mesma música no carro, no banho, no trabalho, no almoço. =)

– Amamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho e esforço certo? Com essa turminha não é diferente. Elas também querem impressionar. Quanto mais encorajadas por nós mais felizes e engajadas ficarão em querer aprender com a experiência que tiveram.

– Consistência, estrutura e repetição, repetição, repetição. Mais uma vez não somos diferentes. Para nos aperfeiçoarmos em algo, tentamos quantas vezes for necessário até conseguirmos. Elas gostam e precisam saber qual o próximo passo. Cuidado para não mudar radicalmente a rotina do seu filho.

– Transições podem ser uma dor de cabeça para você. Já que pra eles é algo que os tirou da rotina. O drama com certeza irá acontecer aqui como resultado de alguma nova mudança na rotina ou uma transição. Não foque nisso. Use algum tipo de distração.

– Quanto menos instruções melhor. Elas ainda estão desenvolvendo seu vocabulário. Numa aula de yoga por exemplo, em vez de eu falar “Agora levante o braço direito em direção ao teto mantendo punho e ombros alinhados.” Quanta coisa para uma criança dessa idade. Simplesmente “Levanta o braço bem alto.”

– Se distraem facilmente como ninguém. Simples assim. Natureza.

– Ahhhh lógico, e elas querem fazer o que querem fazer, quando querem e do jeito delas. Esteja preparado para ser flexível e muito paciente.

Na Yoga, esse grupinho ama respirações imitando os animais e diferentes sons.

 

Algumas posturas dessa faixa etária:

– Postura do Caranguejo – Fortalece o abdômen, braços, pernas e desenvolve coordenação motora.

– Cachorro Olhando Para Baixo – acalma a mente, fortalece os braços e pernas e melhora a digestão.

– Postura da Árvore – Fortalece os pés, batata da perna, abdômen e cria um senso de equilíbrio.

 

 

Próximos posts veremos as curiosidades das crianças de 4-6 anos, 7-10 anos e acima de 10 anos.

Esse post conta com algumas informações da 5º Manual de Instrutor de Yoga para Crianças (ChildLight Yoga, Lisa Flynn)

* Texto, informações são de responsabilidade da parceira do blog Sá Souza.

 

Escrito por: Gabriella Brandão, do blog Dicas Pais e Filhos.

Link para a matéria: http://dicaspaisefilhos.com.br/diversos/criancas-de-2-a-4-anos-yoga/