Homens “perdem a noção” perto de mulheres bonitas
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland em Brisbane, na Austrália, e publicado no jornal Psychological and Personality Science, revelou que mulheres bonitas colocam a integridade física dos homens em risco.
Segundo os pesquisadores, para conseguir impressionar as damas, eles perdem a noção dos limites do próprio corpo e colocam a saúde em risco.
Para comprovar a teoria, psicólogos da universidade observaram jovens skatistas em ação. Os pesquisadores observaram o comportamento deles diante da presença de moças atraentes.
Quando havia garotas bonitas observando suas manobras, os skatistas se arriscavam mais para impressioná-las, e como efeito colateral, sofriam mais quedas e machucados.
A culpa por essa mudança de atitude é, segundo a pesquisa, da testosterona. Exames de saliva feitos nos participantes mostraram que a taxa deste hormônio masculino estava mais elevada quando as mulheres observavam as manobras em comparação ao momento em que só havia homens no local.
Outro aspecto importante é a questão da competitividade masculina perante o sexo oposto. Os pesquisadores explicam que é da natureza dos homens competirem entre si para ver quem ganha a atenção da mulher cobiçada.
Durante este processo, os níveis de testosterona também aumentam levando os rapazes a perderem a percepção do perigo.
Esse tipo de reação hormonal torna os homens mais másculos. Mas se por um lado colocam o vigor masculino em alta, impedem que os homens percebam os riscos físicos que os rondam.
Os pesquisadores garantem que tal comportamento é biológico e ocorre em qualquer homem independente de sua profissão.