Lavando a roupa do bebê pela primeira vez
Uma das coisas que preocupa qualquer mãe é quando devemos lavar as roupas do bebê que vai chegar e como lavar essas roupas. O ideal é começar a lavar as roupas do bebê a partir do sétimo mês de gravidez, para evitar surpresas, vai que a criança nasce e ainda não está tudo arrumadinho. Serio o caos, não é?
Antes de explicar como lavar, primeiro vou falar do kit que comprei para ter tudo das crianças bem separado:
– 2 baldes devidamente etiquetados (num outro post falarei de etiquetas plásticas) para não serem misturados com os outros baldes da casa
– 1 bacia também etiquetada
– 1 cesto para guardar a roupa que deve ser passada
– sabão próprio para bebê ou sabão neutro. Eu sempre usei o sabão de coco líquido (Ruth), sabão Ruth care baby ou Ola bebê. Gosto dos três igualmente.
Antes de começar o processo de lavagem não podemos esquecer de tirar todas as etiquetas. A lavagem é muito simples, como as roupas são novas elas na verdade só estão com poeira, então não é nenhuma lavagem pesada. Eu não sou adepta da lavagem na máquina de lavar, prefiro lavar tudo separado na mão apesar de muitas pessoas falarem que a máquina não tem problema.
Como Lavar:
– Colocar todas as roupas separadas por cor de molho nos baldes seguindo a recomendação do que sabão que você está usando. É importante diluir o sabão corretamente e manter somente o tempo indicado no molho (normalmente 15 minutos).
– Esfregar as roupas que ficaram no molho, não precisa esfregar muito porque essas roupas estão apenas empoeiradas.
– Enxaguar a roupa. A roupa deve ser enxaguada em água abundante, esse é o passo mais importante. Quando a roupa fica com resíduo de sabão ela fica com o seu tecido mais rígido e, além disso, o resíduo pode causar alergia no bebê.
– Secar as roupas em lugar com bastante ventilação. Assim que as roupas secarem, elas devem ser retiradas do varal para não pegarem poeira.
– Guardar as roupas secas no cesto do bebê para que sejam passadas.
– Passar as roupas do bebê em temperatura alta e sempre pelo lado do avesso.
– Depois de passadas, guardar as roupas em lugar bem fechado para que não peguem poeira. O ideal é guardar naqueles sacos a vácuo e só pendurar no armário do bebê quando estiver mais perto dele nascer.
Algumas Dicas Gerais:
– Resíduo de sabão também podem deixar as roupas com um cheiro forte e muitas vezes desagradável.
– Não usar produtos comuns que usamos para adulto. Esses produtos têm muito cheiro e mais química, alguns pediatras aconselham inclusive somente sabão neutro para bebês.
– Evite torcer muito a roupa para elas não ficarem muito marcadas, qualquer coisa torçam as roupas com ajuda de toalhas, mas as toalhas também tem que ter passado pelo mesmo processo de lavagem das roupas do bebê.
Escrito por: Gabriella Brandão, do blog Dicas Pais e Filhos.
Link para a matéria: http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/lavando-a-roupa-do-bebe-pela-primeira-vez/