Saiba como fazer seu salário render

Saiba como fazer seu salário render
Experts em finanças pessoais ajudam você a economizar e ainda comprar sapatos!
 
A gente sabe que organizar a vida financeira não é nada excitante. Mas sabemos também que nenhuma mulher de merece perder o bom humor por ver a conta no vermelho, deixar o cartão de crédito estourar ou passar vontade diante de um escarpim maravilhoso. Por isso, fomos atrás de soluções práticas e objetivas que a deixem em paz com seu rico dinheiro. Reunimos aqui o básico que todas nós deveríamos colocar em prática sobre poupar, investir, administrar as despesas e até pedir aumento. Tome nota agora e vá namorando as vitrines preferidas. Logo vai poder sair do shopping cheia de sacolas e sem nenhum peso na consciência.

Como fazer uma divisão esperta de despesas
Antes de mais nada, você precisa estar ciente de quanto ganha por mês. O passo seguinte é destinar uma parte do montante para algum investimento. “Aconselho aplicar 10% do salário. Os 90% restantes podem ser usados como você bem entender”, orienta Sandra Blanco, consultora de investimentos e autora dos livros A Bolsa para Mulheres (Campus) e Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro(Qualitymark). Para você ter uma base de quanto gastar com cada despesa, pode seguir estas estatísticas:

Uma mulher gasta em média
até 25% com moradia, incluindo aluguel, impostos e taxas, serviços públicos e manutenção
de 5 a 7% com educação
de 7 a 8% com roupas, acessórios e afins
de 5 a 6% com alimentação
de 44 a 48% com outras despesas, prazeres (como uma viagem) ou até mesmo compras. Fica a seu critério

Compra Inteligente

Estabeleça um limite para aquisições por impulso. Se uma sandália custa mais de 200 reais, dê a si mesma 24 horas para pensar se vale mesmo a pena ou pode viver sem aquele mimo. Nesse tempo, pode até encontrar uma bem parecida por menos.

Outra questão: vai se jogar em uma promoção ou no bazar? Faça questão de saber quanto custava a peça originalmente. E economize a diferença. Exemplo: se um par de ankle boots custa 100 reais, mas valia 150, coloque 50 numa poupança.

Como não escorregar nas tentações
Investigando suas despesas

Escreva tudo o que você gasta em um mês: da garrafa de água ao bombom do meio da tarde. Uma tática tão clássica quanto efi ciente.

Abrindo o jogo com amigos
Em vez de ficar inventando desculpas toda vez que for convidada para um programa caro, explique que está numa fase de organizar suas finanças. É um jeito elegante de dizer que não pode gastar. Dessa forma, eles não vão deixar que passe vontade, tampouco insistirão.

Enchendo a carteira
No começo da semana, saque o dinheiro que poderá gastar. Cá para nós, é mais fácil se controlar quando você consegue ver fisicamente quanto tem em sua bolsa.

Sem aperto numa emergência
Perder o emprego, bater o carro… Para construir uma reserva que cubra imprevistos, comece a poupar até ter o suficiente para viver em 12 semanas. Uma vez que tenha atingido a meta, nada de tocar nela (e não, aquela sandália incrível não conta como emergência!). Como guardar? Todo dia de pagamento, transfira direto para um fundo conservador.

Onde você multiplica seu dinheiro
Se quer sacar rapidamente
“Opte por produtos de renda fixa”, indica Gustavo Cerbasi, consultor financeiro e autor do livro Mais Tempo, Mais Dinheiro (Thomas Nelson). “Se costuma sacar a qualquer momento, a melhor escolha é a poupança — só lembre que não receberá a rentabilidade do mês se tirar o dinheiro antes da data de aniversário. Se pode aguardar alguns dias para ter o valor na mão, títulos públicos são a pedida, pois a recompra é garantida pelo governo.”

Se vai guardar por um longo tempo
“Subtraia sua idade do número 80. O resultado é o percentual de patrimônio a ser investido em ações ou fundos de ações. Deixe o restante na renda fixa. Assim: se tem 35 anos, invista 45% em ações e 55% em renda fixa. A cada um ou dois anos, passe o excesso do produto que render mais para o que render menos, conforme a regra dos 80.”

Vale a pena investir em imóveis?
“Esse sempre será um bom negócio enquanto o país estiver em crescimento”, diz Cerbasi. “O momento está bom para imóveis de classe B e C em cidades próximas às metrópoles, que recebam investimentos no crescimento de seus negócios e em infraestrutura. As que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 podem ter forte potencial de valorização, em razão das obras de melhorias”, diz.

SAIAS JUSTAS QUE VALEM DINHEIRO

P. Como digo não quando alguém me pede um empréstimo?
R. “Fale firmemente: ‘Dívidas estragam ótimos relacionamentos. Como valorizo muito o nosso, prefiro não emprestar dinheiro a você’”, aconselha a psicoterapeuta Lois Frankel, autora de Mulheres Boazinhas Não Enriquecem (Gente). Vai ceder? Escreva um e-mail formalizando a quantia emprestada e o prazo para receber de volta o valor. Só entregue o dinheiro se a pessoa responder com um ok.

P. Meu namorado quer abrir uma conta conjunta. Devo manter outra separada?
R. “Sim! Estimula sua liberdade financeira”, diz Lois. “Abra a conjunta para aluguel, comida e contas. E mantenha a individual para gastar e economizar como quiser.”

P. Como peço um aumento de salário?
R. “Dê exemplos concretos de como ajudou a companhia a fazer ou economizar dinheiro”, sugere Lois. “Peça uma quantia específica em vez de ‘mais dinheiro’ ou cogite uma promoção no lugar. Junto com as responsabilidades extras, deveria vir um aumento naturalmente.”

5 ATITUDES PARA TER DINHEIRO SOBRANDO

1. CONTROLAR: Assuma o comando de suas despesas. É importantíssimo saber quanto pode gastar e para onde vai cada centavo.

2. CORTAR O EXTRA: Avalie o que pode tirar do seu orçamento e não fará muita falta. Exemplos: drinques caros na balada, escova toda semana no salão…

3. GUARDAR O CARTÃO DE CRÉDITO: Ele é um parceiro das compras por impulso. Que tal começar a usar apenas o de débito? Assim só gastará o que tem disponível na conta-corrente.

4. PROCURAR O MAIS BARATO: Antes de fechar a compra de um eletrônico, por exemplo, visite sites de lojas. Vale ainda comparar preços em portais como buscape.com.brmercadolivre.com.br e bondfaro.com.br.

5. USAR A CRIATIVIDADE: Pense no que poderia fazer se não tivesse nenhum centavo para gastar. Como renovaria seus looks? Como se divertiria com os amigos? Pode apostar: a necessidade fará, por exemplo, com que invente novas combinações de roupas. E, quando um peep toe de sonho sorrir para você numa vitrine, poderá levá-lo para casa sem se endividar.

Fonte: NOVA