Stress e problemas bucais
Nem precisamos comentar que a correria do dia a dia, a jornada tripla de trabalho e os compromissos acaba de uma maneira ou de outra causar aquilo que muitos profissionais da área da saúde definem como o mal do século.
Tenho certeza que você sabe que estamos falando do stress, que na verdade, o que poucas pessoas sabem, é que além de todos os problemas que vem com ele atingindo sua saúde, ele também pode causar problemas bucais.
Por ser responsável por alterações no sistema imunológico, o stress também pode acarretar, por exemplo, infecções agudas bucais.
Já foi comprovado através de estudos que as manifestações gengivais e periodontais apresentam-se de formas alteradas em indivíduos stressados.
Aquelas pessoas que foram atingidas pelo stress apresentam, com uma maior freqüência, casos, por exemplo, de gengivite ulcerativa necrosante, que nada mais é que uma inflamação gengival muito dolorosa que proporciona um hálito totalmente desagradável, além de sangramento gengival espontâneo e retrações de gengiva.
Como se os danos não fossem o suficiente, é comum os indivíduos stressados apresentarem o quadro que é denominado bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes e que tem como conseqüência ocasionar um acentuado desgaste.
Nestes casos o importante é que o tratamento seja feita por uma equipe multidisciplinar, como o acompanhamento de seu dentista, médico e psicólogo, assim você conseguirá tratar não somente os efeitos que o stress traz para sua vida, mas também tratar o que realmente causa todo este incômodo.