Como a Nutrição pode refletir-se na sua beleza?
Sabemos que a alimentação interfere diretamente em nossa saúde, já que fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, permite uma boa resposta imunológica frente às doenças, permite disposição e concentração no trabalho. Da mesma forma reflete-se em nossa beleza. Somos um retrato do que comemos. Este artigo trata de alguns aspectos nutritivos envolvidos com a formação e manutenção de pele, unhas, cabelo e outros.
Cabelo e unhas
O consumo de proteínas (carnes magras, ovos, leite, soja) deficiente pode levar ao enfraquecimento de unhas e cabelos. Unhas esbranquiçadas e quebradiças podem ser indicadores de carência de cálcio, zinco e magnésio.
Boas fontes alimentares para suprir estes nutrientes são feijões, cereais integrais, brócolis, sementes de abóbora, frutos oleaginosos. A queda de cabelo pode ser melhorada com o consumo de alimentos ricos em ômega três e seis, presentes em peixes de água salgada, alimentos ricos em complexo B, como cereais, germe de trigo, frutos oleaginosos, além das carnes vermelhas.
Pele
A pele evidencia bastante a sua hidratação, para que ela fique com uma aparência saudável, mantenha-se bem hidratada, em geral precisamos beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Atenção com os alimentos ricos em sal, como produtos desidratados, embutidos, enlatados, pois podem aumentar a necessidade de consumo de água. Sem estes cuidados, sua pele poderá ter uma aparência desidratada, especialmente no verão, onde nossas perdas de líquidos aumentam.
A acne, mais comum na época da puberdade, pode ser diminuída ou mesmo evitada com a redução de frituras, que estão associadas a desequilíbrios hormonais. Dietas ricas em abacate, vitamina E, óleos vegetais de girassol e canola e castanhas, ajudam a combater a acne.
O aparecimento de rugas é uma questão de tempo, porém podemos prevenir ou retardar sua presença com hábitos saudáveis, como evitar grande exposição ao sol. No tocante a alimentação, devemos evitar frituras, em geral e gorduras saturadas, que são frequentes em alimentos de origem animal. Elas aumentam a oxidação das células, formando radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. O consumo de alimentos ricos nas vitaminas antioxidantes A, C e E, pode ajudar a retardar este processo, são exemplos: verduras, legumes, frutas cítricas, espinafre, rúcula, abóbora, leite desnatado, ovos, iogurte.
Rachaduras nos pés e calcanhares
O aparecimento de rachaduras pode ser associado a uma proliferação de fungos elevada no organismo. Para combater estes efeitos é importante consumir alimentos ricos em biotina, como soja, fígado e ovo.
Celulite
Podemos prevenir seu aparecimento selecionando o tipo de gordura que consumimos, por exemplo, dar preferência ao óleo de girassol, canola e azeite. Controlar o consumo de sódio, comendo pouco sal, já que este mineral atua no mecanismo de controle de água do organismo e pode levar ao acúmulo de líquidos.
Vasinhos
O aparecimento de varizes e vasinhos pode indicar problemas na circulação sanguínea, invista no consumo de selênio e vitamina E, que ajudam a combater o LDL, colesterol ruim, consumindo castanhas, amêndoas, abacate e faça exercícios.