Sete dicas para controlar o consumo de bebidas alcoólicas
Em dezembro, vem as festas de amigo secreto, as confraternizações no trabalho, o Natal, o Réveillon. Além da comilança, o pessoal costuma exagerar no consumo de bebidas, principalmente as alcoólicas. Você sabia que o álcool engorda? Seu excesso pode ainda trazer vários outros problemas de saúde. Por isso, a ordem é a moderação! Para manter a linha, não custa nada seguir algumas dicas simples. Veja só estas sete sugestões publicadas na revista BOA FORMA:
• O recomendado para as mulheres é beber, no máximo uma dose, o equivalente a uma latinha (350 ml) de cerveja, uma taça (140 ml) de vinho ou uma dose (50 ml) deuísque, sem ser em dias consecutivos.
• Em jejum, o álcool “sobe mais rápido”. Então, nada de sair de casa sem jantar para economizar calorias. Coma alimentos leves: verduras, carnes magras e frutas.
• A cervejinha vem sempre acompanhada de petiscos engordativos. Prefira sempre os magros. Bons exemplos são tomate-cereja, azeitona, fundo de alcachofra, tremoço, conservas sem muito azeite, champignon, queijos magros e frios como peito de peru e chester.
• Faça a dose de caipirinha ou de gin tônica render a noite inteira. Ponha bastantegelo, intercale com água e dê goles pequenos. “O álcool é volátil”, lembra Adriana Kachani, nutricionista do Promud do Instituto de Psiquiatria da USP, em entrevista à revista BOA FORMA. “Basta molhar a língua que ele já preenche sua boca com o gosto característico”, completa ela.
• Caipirinha de limão e pinga de saquê com açúcar tem cerca de 300 calorias. Se trocar o açúcar pelo adoçante, o valor calórico cai para 190.
• Não misture álcool com energético. Além de calórico, esse drinque tem carboidrato, cafeína e outros compostos que fornecem energia. Sentindo-se mais disposta ,você tende a beber mais.
• Observe o volume consumido: você toma só um copo de caipirinha? E o chorinho você despreza? Quanto cabe na sua taça de vinho: só 140 ml a mais não contabilizada faz diferença na balança.